Presidente e vice-presidente do Cesabb participam de Encontro em Brasília
0O presidente da AABB Palmas e do Cesabb Tocantins, Pedro Carvalho, e o vice-presidente, Luís Benvindo, estiveram presentes no 4º Encontro de Dirigentes Cedidos e Presidentes de AABB’s de Capital, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 26 de agosto, em Brasília. A intenção foi aprimorar ainda mais os conhecimentos sobre a administração dos clubes tocantinenses.
Confira a matéria da Fenabb!
Começou, na manhã desta quarta-feira, 26 de agosto, o 4º Encontro de Dirigentes Cedidos e Presidentes de AABBs de Capital. O evento busca o alinhamento de estratégias para uma atuação integrada e convergente entre os clubes, os CESABBs e a FENABB, em sintonia com o Banco do Brasil.
Além dos 84 dirigentes participantes, também estavam presentes na abertura o presidente da FENABB, Rene Nunes, juntamente com os vice-presidentes da Federação, Clodoaldo Soares, Jezreel Agra, Pedro Paulo Campos e Waldyr Peixoto; o gerente executivo da Diretoria de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas (DIREF), Gilmar Ferreira; o gerente Regional da GEPES Brasília II, Davenir de Oliveira Ramos, acompanhado do também gerente Marcelo Peres; o presidente do Conselho Fiscal da FENABB, Reinaldo Fujimoto, além do presidente da AABB da capital federal, Nelson Vieira (Batata).
O momento foi oportuno para a apresentação, em primeira mão, do novo Vídeo Institucional da FENABB. Em seguida, algumas autoridades tomaram a palavra para dar as boas-vindas e iniciar os trabalhos.
“Estou aqui pra tentar contribuir, seja com a minha experiência como gestor ou como um técnico que pensa em governança, porque nós enxergamos as AABBs como empresas que precisam ter gestão de empresas. Muito já se avançou nesse sentido. A gestão das AABBs deixou de ser o ‘estou ali porque gosto’ e passou a ser profissional. E se a AABB é bem gerida, isso tem o reconhecimento da sociedade. Com isso, a marca BB fica bem representada. Enfim, penso que olhar a AABB como uma empresa é o desafio que temos como gestores, e gestão gente também aprende e desenvolve”, declarou Gilmar.
O presidente Rene, acompanhado dos quatro vice-presidentes da Federação, falou brevemente sobre cada uma das áreas e explicou que “a ideia do encontro é falar um pouco da Programação FENABB e seus facilitadores; discutir treinamento e capacitação; abordar questões área jurídicas e discutir assuntos como Acordo de Trabalho, casos de sucesso do Sistema AABB e realizações da FENABB, além de promover ampla troca de experiência focando o papel de cada um dos atores que incidem no Sistema”, explicou.
PAINEL BANCO DO BRASIL
Em seguida, Rene, Fuji e Gilmar conduziram um Painel sobre tópicos referentes aos clubes. Diversos assuntos foram levantados, como tarifas; novos atrativos para que a AABB consiga atrair as novas gerações; ações para ampliar o número de funcionários do BB no corpo de associados do clube; influência e impactos das atividades abebeanas na imagem institucional do Banco do Brasil, entre outros.
Vários dirigentes pediram a palavra. Um deles foi a presidente da AABB Icó (CE), Ozimeire Penaforte da Silva Caetano. “A cessão foi o maior presente que recebi como presidente de AABB e eventos como esse funcionam como uma injeção de ânimo, pois nos instrumentaliza a fazer sempre mais e melhor”, afirmou.
Ao final desse momento, Fuji lançou um desafio: fazer uma pesquisa para saber qual seria o interesse do funcionário do Banco para ir à AABB, apontando os porquês dele, muitas vezes, preferir não se associar.
BATE-PAPO COM A DIREF
Outro momento interessante no Encontro foi o Bate-Papo com a DIREF. Na oportunidade, ainda pela manhã, o diretor do BB Carlos Eduardo Leal Neri, acompanhado do gerente de divisão Carlos Alberto Pereira, o Carlão, conduziu uma conversa bastante proveitosa com os participantes. Com formato semelhantes ao painel anterior, todos puderam propor ideias, soluções e apontamentos para aprimorar a profissionalização da rede de clubes.
“Fico muito feliz quando tenho a oportunidade de vir aqui falar com vocês. Acompanhei um pouco das discussões anteriores e gostei de ver que o debate para tornar os clubes cada vez mais profissionalizados não só está acontecendo, como também tem sido aperfeiçoado, e isso é muito positivo”, disse Neri.
DINÂMICA DE GRUPO INICIA ATIVIDADES DA TARDE
No período da tarde, a especialista em treinamento coorporativo, coordenação e organização de eventos, Simone Cavadas, conduziu três dinâmicas de grupo envolvendo sociabilização, inovação e criatividade.
PALESTRA COM ERIK PENNA
A seguir, o palestrante Erik Penna – autor e coautor de diversos livros sobre empreendedorismo, gestão de excelência e liderança – fez uma empolgante palestra com o tema ‘O modelo Disney adaptado para os clubes’. Ele falou sobre a importância da inovação para a sobrevivência de qualquer negócio e fez um paralelo entre as atrações e serviço oferecidos nos parques da Disney (EUA) com as pequenas coisas que podem ser feitas nas AABBs no intuito de oferecer novidades e bom atendimento aos associados.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL DA FENABB
A última atividade do dia foi o momento institucional, com a realização de uma apresentação sobre as áreas de atuação da FENABB. Em seguida, foi aberto um espaço para o esclarecimento de dúvidas. Programação 2015, comunicação, Cadastro, Relatório Anual e Acordo de Trabalho foram alguns dos temas trabalhados.
Na oportunidade, o presidente Rene também tratou de algumas realizações do Sistema AABB no último ano. Entre outras, ele citou FENABBINHO, Sistema de Jornadas, flexibilização de tarifas, App da FENABB, JENAF e convênios.
Fonte: Fenabb.org.br